Valdner Papa (1991-1992)

    Titular da Mirafiori (São Paulo/SP)

    Valdner Papa, sócio-fundador da entidade, assume a presidência da ABRACAF em um momento de sobressaltos na economia, o que se refletia no relacionamento da Rede com a montadora. Para lidar com isso, ele muda o estatuto para aumentar a participação da Rede e procura, junto com a Fiat, saídas para a manutenção da saúde financeira da montadora e das concessionárias. Em abril de 1992, Papa decide convocar a 1ª Assembleia Nacional da Rede Fiat, o que definiu novos rumos na atuação a ABRACAF.

    “Estávamos atravessando um momento difícil, o que me forçou a convocar a primeira Assembleia Geral. Isso gerou um mal-estar, mas acabou sendo uma das principais aberturas de diálogo e de relacionamento naquele momento”, conta ele. A partir da Assembleia surgiram coisas importantes, como o “Fundão”, para a capitalização da Rede e preservação da liquidez em longo prazo. A Fiat também acelerou a implantação de novos produtos, como o Tempra.

    Papa, também, compôs comissões específicas sobre a comercialização de novos, usados, peças,serviços, propaganda, marketing e treinamento.

    “A partir dessa solução transformamos uma série de ideias, que normalmente ficavam no papel, em ações efetivas para Rede. Demos início a um processo de definição e, principalmente, desenvolvimento de produtos voltados pra Rede, dentre eles, o treinamento”.