Vendas por financiamento já se aproximam dos números pré-pandemia

    [Fonte: Automotive Business]

    Total de veículos financiados de janeiro a maio é de 2,37 milhões de unidades, quase o mesmo registrado em 2019

    O número de veículos financiados em maio deste ano totalizou 504 mil unidades, entre modelos novos e usados, incluindo carros de passeio, comerciais leves, motocicletas e veículos pesados em todo o País. Esse número equivale a um crescimento de 7,8% na comparação com abril, quando o total de unidades financiadas foi de 467 mil. Já na comparação com o quinto mês do ano passado, a alta foi de 88%, mas isso se deve ao fato de o País ter ficado quase parado há um ano, por conta da pandemia.

    Mais importante é observar que no acumulado de janeiro a maio deste ano, o total de automóveis vendidos por meio de financiamento somou 2,37 milhões de exemplares, o que significa avanço de 24,4% na comparação com o mesmo período de 2020, ou 466 mil exemplares a mais Com isso, o resultado dos cinco primeiros meses deste ano já é próximo ao contabilizado no período similar em 2019, que foi de 2,42 milhões de unidades.

    Os dados foram informados pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, que opera o Sistema Nacional de Gravames, um tipo de cadastro que todo veículo financiado possui e que impede a sua comercialização sem que o financiamento esteja quitado. Detalhe que chama a atenção no número de vendas por financiamento é a quantidade de veículos usados vendidos por meio dessa ferramenta: 68%, ou 344 mil unidades, contra 160 mil modelos novos. No acumulado do ano, essa porcentagem é ainda maior: 70% de todos os veículos financiados são usados e essa é a maior participação dos seminovos nas vendas financiadas desde 2012.

    Outro fato que chama a atenção é que o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) segue como a modalidade de financiamento mais utilizada pelos clientes. Em maio deste ano, 86% dos negócios a prazo foram feitos assim, enquanto o consórcio (a segunda modalidade mais usada) ficou com apenas 13,3% dos negócios.