SUV da Fiat Toro surge em evento, mas não em versão final; entenda

    [Fonte: Carros UOL]

    A Fiat abriu as portas de seu centro de design em Betim (MG) à imprensa especializada. Vários protótipos estavam no local, incluindo um bem especial: um SUV baseado na Fiat Toro. Mas obviamente a fabricante não entregaria um segredo de bandeja para os jornalistas.

    A unidade em exposição era apenas um modelo em clay (nada mais do que uma argila utilizada na modelagem de veículos em estudos de design) com metade da carroceria pintada como um automóvel de verdade.

    Além disso, funcionários da própria Fiat afirmaram que este modelo serviu de referência para o Fiat Fastback, protótipo exibido no último Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 2018. Daí as diferenças em relação ao veículo exibido na feira, que fizeram muita gente acreditar justamente na situação oposta, ou seja, a de que o exemplar em clay seria uma evolução do conceito.

    Metade do modelo em argila estava pintado como um veículo de verdade - Fernando Miragaya/UOL

    Metade do modelo em argila estava pintado como um veículo de verdadeImagem: Fernando Miragaya/UOL

    Entretanto, isso não significa que os traços do SUV serão distantes deste modelo preliminar. A tendência é que o desenho da traseira seja mais parecido com o do estudo em argila e menos com o do carro-conceito.

    Já a dianteira pode ser mais fiel ao protótipo, até porque a Toro pode ganhar um facelift nos próximos anos – muito mais expressivo do que o retoque praticamente imperceptível realizado no para-choque dianteiro da linha 2020. O modelo em argila não tinha interior e a fabricante não revelou nada que pudesse antecipar o estilo da cabine do SUV.

    Traseira pode seguir traços do modelo exibido no centro de design da Fiat - Fernando Miragaya/UOL

    Traseira pode seguir traços do modelo exibido no centro de design da FiatImagem: Fernando Miragaya/UOL

    SUV confirmado

    Em maio deste ano, o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, revelou que “o conceito Fastback, apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, vai dar origem a dois ou três utilitários esportivos com o emblema Fiat nos próximos anos, dentro do novo ciclo de investimentos”.