Seguro do carro dá descontos para reter clientes na pandemia

    [Fonte: O Globo]

    Em razão da crise, preço do seguro caiu, em média, 10% no Rio de janeiro a junho. Empresas também oferecem parcelamento maior

    Com a crise provocada pela pandemia, as seguradoras de veículos estão oferecendo condições especiais para a renovação dos contratos, que incluem descontos e coberturas personalizadas.

    Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de janeiro a julho, a arrecadação do Seguro Auto acumula queda de 5,3% em relação ao mesmo período de 2019, resultado de descontos oferecidos e menos apólices vendidas. Ou seja, antes de renovar ou contratar um seguro novo, é preciso pesquisar e negociar o melhor custo-benefício.

    A maior parcela de contratação de seguros vem de veículos novos, cujas vendas caíram durante a pandemia. Por isso, a estratégia tem sido focar na renovação.

    — As empresas começaram a oferecer descontos em relação ao valor do ano passado, mais opções de parcelamento e até estenderam o bônus para a renovação fora do prazo. Entendemos que todos estão tentando redirecionar melhor os seus recursos, e é preciso dar opções — explica Walter Pereira, presidente da Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

    Os microempresários Rachel e Ronaldo Zan trocaram a seguradora com a qual trabalharam por dez anos por uma outra concorrente que ofereceu um preço melhor Foto: Arquivo pessoal
    Os microempresários Rachel e Ronaldo Zan trocaram a seguradora com a qual trabalharam por dez anos por uma outra concorrente que ofereceu um preço melhor Foto: Arquivo pessoal

    Quem não oferece uma boa proposta pode perder o cliente. Os microempresários Rachel Zan, de 48 anos, e Ronaldo Zan, de 54, trocaram a seguradora com a qual trabalharam por dez anos por uma outra concorrente que ofereceu um preço melhor:

    — O corretor nos recomendou a mudança, já que conseguimos um valor R$ 800 mais barato, podendo ser parcelado. Nunca tivemos problema com a seguradora anterior, mas agora na pandemia estamos buscando o que é melhor para o bolso — conta Rachel.

    Atenção à cobertura

    Fabio Izoton, presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro, ressalta que a ajuda de um especialista é necessária na hora de avaliar se uma proposta é mesmo vantajosa, fazendo uma comparação entre as ofertas disponíveis no mercado.

    Como muitas pessoas começaram a questionar se precisavam mesmo de seguro, já que o carro tem ficado na garagem a maior parte do tempo, os especialistas lembram que seguro é uma prevenção e os riscos, mesmo que menores, existem. Uma saída é optar por uma cobertura menor.

    — Mesmo não saindo de casa, há alguns danos e eventos que independem disso. E sempre há o risco de o dia em que sair ocorrer um sinistro. O importante é ver do que realmente se precisa, que às vezes não é exatamente o pacote padrão. Pode-se optar por uma cobertura de valor mínimo — explica Paula Sauer, planejadora financeira.

    As corretoras estão investindo nessa cobertura personalizada, diz Izoton, mais econômica se uma proteção contra tudo não é necessária. Pode-se escolher proteger só contra roubo e não contra colisão, por exemplo.

    Um corretor pode ajudar com sugestões sobre como cortar os custos, já que está informado sobre os riscos de determinada área ou do modelo do veículo, e como a empresa avalia isso. As seguradoras dão cotações diferentes dependendo da região em que se mora, do carro, do uso e mesmo do sexo do motorista. Então, pode ser difícil avaliar condições diferentes.

    Há também a opção de seguro tipo “liga e desliga”. Este só é válido para momentos contratados.

    — Esse tipo de seguro é interessante para quem tem uma utilização baixa dos veículos, mas para quem usa mais, vai ver que sai caro e não compensa — diz Izoton.