Projeção: Fiat Panda 2022 será elétrico e baseado no Centoventi

    [Fonte: Notícias Automotivas]

    O Fiat Panda terá uma nova geração por volta de 2022, substituindo o atual modelo, que é aparentado estilisticamente com o Fiat Uno brasileiro. Mas, ao contrário deste, cujo destino ainda é incerto, o italiano será totalmente elétrico.

    Pelo menos é essa a missão que o popular da Fiat terá, que será levar a eletrificação para as massas através de uma plataforma compartilhada com o Fiat 500 elétrico.

    A modularidade do conceito Centoventi deve ser a base para o projeto do Novo Panda, que já está em curso. O problema é que a fusão com a PSA entra num momento em que ele já está a caminho.

    Contudo, a capacidade de ajustar o tamanho da bateria de acordo com a proposta de preço e função, não está acessível para a PSA, que já tem um padrão para seus elétricos atuais.

    Então, o Panda 2022 pode ter uma inspiração maior no Centoventi, inclusive em estética. Essa projeção dá uma ideia de como o pequeno elétrico poderia entrar no mercado europeu.

    Utilizando pacotes de células de energia, os proprietários poderão ter apenas uma unidade com alcance de 100 km de fábrica, podendo comprar ou alugar mais packs na rede de concessionárias, onde o processo de instalação será de apenas 5 minutos.

    O próximo Panda também deve ser altamente conectado com cluster digital e multimídia interativa com serviços online e até internet 4G, permitindo ao Fiat atualizar-se sozinho.

    Por seu porte (3,68 m de comprimento, 1,74 m de largura e 2,42 m de entre eixos), o compacto deve dispor de um motor elétrico de baixa potência, que dê agilidade no trânsito urbano.

    Projeção: Fiat Panda 2022 será elétrico e baseado no Centoventi

    Muitas das soluções de modularidade do Centoventi (que tem até um configurador) devem ser aplicadas ao produto, tornando-o altamente versátil. Uma versão Adventure com tração nas quatro rodas poderia adicionar outro pequeno propulsor no eixo traseiro.

    E aqui? As lições aprendidas com o conceito Centoventi e o Panda seguinte, poderiam influenciar o próximo Uno. Como se trata de um produto que nasceu inovador, ele poderia retornar às origens com uma proposta diferenciada.

    A questão da propulsão elétrica ainda está muito longe de ser resolvida aqui, por motivos óbvios, mas a introdução de um motor mais limpo, um Firefly 1.0 Turbo a álcool com sistema MHEV de 12V de fábrica, poderia ajudar. A fusão com a PSA, pode também influenciar nas prioridades da FCA por aqui.