Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    [Fonte: Notícias Automotivas]

    Se você quer um SUV de porte médio que atenda a sua família no meio da semana e ainda te permita encarar boas trilhas aos finais de semana, o Jeep Compass Trailhawk pode ser o próximo carro a ocupar uma vaga na sua garagem.

    Ele tem preço elevado, não podemos negar – parte de R$ 181.990. Todavia, conta com suspensão mais elevada e reforçada, protetores na parte inferior do carro, rodas com pneus All Terrain e até um adesivo preto no capô para evitar reflexos na visão do motorista durante as trilhas.

    Fora isso, o Jeep Compass na versão Trailhawk praticamente não tem concorrentes diretos no mercado. Os demais SUVs até competem em termos de preço, motorização e equipamentos, mas nenhum deles oferece aptidão pensada realmente para o off-road.

    Abaixo, você pode conferir todos os principais detalhes do Compass Trailhawk:

    Jeep Compass Trailhawk – história

    Compass Trailhawk chega ao Brasil em 2016

    O Jeep Compass Trailhawk é ofertado desde o lançamento do SUV em nosso mercado. Ou seja, desde setembro de 2016, quando a marca anunciou a chegada da segunda geração do carro por aqui.

    Na ocasião, o Trailhawk estreou com preço de R$ 149.990. Era bem equipado de fábrica, com direito a painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas, faróis de xênon, sete airbags, bancos em couro, sensores de luz e chuva, detector de ponto cego, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, entre outros.

    Mais equipamentos para o Compass Trailhawk em 2017

    As primeiras mudanças na linha Jeep Compass foram anunciadas em julho de 2017, com a chegada do Compass 2018. O modelo recebeu novos equipamentos e estreou ainda a nova versão Limited Diesel.

    O Jeep Compass Trailhawk em questão passou a dispor da opção de tampa do porta-malas com abertura elétrica. Ganhou ainda a opção de cor sólida Verde Recon, que havia estreado no Renegade em sua série especial 75 Anos.

    Seu preço subiu para R$ 158.990.

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Linha Compass Trailhawk 2019 mais equipada em 2018

    Em outubro de 2018, a Jeep lançou o Compass 2019 com outras mudanças na lista de equipamentos. O SUV na versão topo de linha Trailhawk passou a contar com partida remota do motor, sistema de estacionamento semiautônomo Park Assist e teto preto.

    Outra novidade foi a redução no preço do pacote High Tech, que passou de R$ 15.650 para R$ 8.700.

    O preço do Jeep Compass Trailhawk subiu ainda mais, passando para R$ 171.490.

    Jeep lança Compass com mais equipamentos em 2019

    Mais recentemente, em agosto de 2019, o Jeep Compass 2020 foi anunciado com outras mudanças na lista de equipamentos para todas as versões.

    Na nova linha, o Compass Trailhawk 2020 ganhou banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções como item de série. Passou a custar R$ 181.990.

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Jeep Compass Trailhawk – detalhes

    O Compass Trailhawk não tem muito segredo. Ele é praticamente uma versão do Compass ligeiramente preparada para enfrentar trechos mais acidentados, trilhas e outros terrenos que as demais versões do modelo teriam certa dificuldade para encarar.

    Podemos falar que o Trailhawk é a versão de série do Compass que traz tudo de melhor da linha. Tanto é que possui somente dois opcionais – um teto solar e um pacote com alguns recursos de tecnologia e segurança.

    Ele tem recursos off-road com rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto, para-choque com desenho diferenciado para aumentar os ângulos de entrada e saída, ganchos para amarração de reboque em vermelho na frente e atrás, suspensão mais reforçada e elevada (em 2 cm, chegando a 21,8 cm de vão livre em relação ao solo) e protetor de cárter, transmissão e reboque.

    Além disso, já sai de fábrica com motor turbodiesel, câmbio automático ZF de nove marchas, tração nas quatro rodas e seletor de modos de terreno com cinco modos de operação (as demais versões têm quatro modos).

    Parece pouco na visão de quem é exigente demais. Todavia, a própria Jeep já atestou o Compass Trailhawk como um carro plenamente capaz a enfrentar o off-road. Tanto é que nas laterais, mais precisamente nos para-lamas dianteiros, há um badge “Jeep Trail Rated” que confirma que o modelo enfrentou a trilha Rubicon nos EUA, uma das mais difíceis.

    No restante, o Compass Trailhawk segue o mesmo nível de conforto, segurança, acabamento e tecnologia das demais versões mais caras do Jeep. Seu espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança ou até quatro adultos.

    O porta-malas tem capacidade para 390 litros, que um tanto quanto pequeno para o porte do carro – o Chevrolet Equinox tem 468 litros e o Tiguan Allspace, 710 litros. Vale lembra que as demais versões do Compass têm porta-malas de 410 litros (no Trailhawk ele é menor devido ao estepe full size posicionado no assoalho).

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Jeep Compass Trailhawk– equipamentos

    Segurança: airbags dianteiros, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, assistente de partida em rampas, controle de descidas, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle eletrônico anti capotamento, controle de estabilidade para trailer, faróis em xênon, monitoramento de ponto cego, faróis e lanterna de neblina, luzes de condução diurna, alarme Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, Panic Break Assist, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

    Conforto: ar-condicionado automático digital de duas zonas, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste e rebatimento elétricos, volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista regulável em altura, banco do passageiro rebatível, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático com limitador de velocidade, chave presencial Keyless Enter‘N’Go, faróis com acendimento automático, apoia-braço central com porta-objetos, tampa do porta-malas com abertura elétrica, entre outros.

    Visual: ganchos de reboque vermelhos (dois na frente e um atrás), friso em cinza acetinado por toda a extensão das janelas do carro, teto pintado em preto, rack de teto em cinza acetinado, rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 225/60 All Terrain, revestimento externo nas colunas das portas, badge na coluna “A”, adesivo em preto fosco no capô, capa dos retrovisores em cinza acetinado, entre outros.

    Acabamento: bancos revestidos parcialmente em couro com costuras vermelhas, tapetes em carpete, volante com revestimento em couro e costuras vermelhas, entre outros.

    Tecnologia: seletor Select-Terrain para cinco tipos de terreno, sistema de estacionamento semiautônomo Park Assist, central multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth, entrada USB e comandos de voz, sistema de som com seis alto-falantes, comandos do sistema de som e Bluetooth no volante, câmera de ré, painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), sistema start/stop de desligamento e acionamento automático do motor, partida remota do motor pela chave, entre outros.

    Jeep Compass Trailhawk– opcionais

    Teto solar panorâmico elétrico Command View (R$ 8.600);

    Pack High Tech (R$ 8.000): e sistema de som premium Beats com oito alto-falantes, subwoofer e 506 watts de potência, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança de faixa, farol alto automático e porta-malas com acionamento elétrico.

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Jeep Compass Trailhawk – preços

    Veja abaixo os preços do Jeep Compass Trailhawk 2020 0 km:

    • Jeep Compass Traihawk 2020: R$ 181.990
    • Jeep Compass Traihawk 2020 + opcionais + pintura perolizada: R$ 200.890

    Jeep Compass Trailhawk – cores

    A linha do Compass Trailhawk 2020 tem uma opção de cor sólida, cinco cores metálicas e uma cor perolizada. Todas elas contam com teto e colunas pintados em preto. Veja abaixo as opções disponíveis:

    • Verde Recon (sólida, sem custo adicional)
    • Azul Jazz (metálica, por R$ 1.800 extras)
    • Cinza Antique (metálica, por R$ 1.800 extras)
    • Prata Billet (metálica, por R$ 1.800 extras)
    • Preto Carbon (metálica, por R$ 1.800 extras)
    • Vermelho Tribal (metálica, por R$ 1.800 extras)
    • Branco Polar (perolizada, por R$ 2.300 extras)

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Jeep Compass Trailhawk – motor

    No conjunto de motor, câmbio e tração, o Compass Trailhawk segue a mesma linha das demais versões do Jeep com motor a diesel, bem como o Jeep Renegade Diesel e a Fiat Toro Diesel.

    Ele esconde debaixo do capô o propulsor 2.0 Multijet II turbodiesel, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, turbina de geometria variável, intercooler tipo ar-água, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável.

    Tal unidade consegue desenvolver potência máxima de 170 cavalos, entregue a partir de 3.750 rpm. O torque é de 35,7 kgfm, que surge logo aos 1.750 giros.

    O motor trabalha juntamente com uma transmissão automática de nove marchas da marca alemã ZF, com opção do modo Sport e ainda paddle shifts para trocas manuais de marcha atrás do volante.

    Já a tração é a Jeep Active Drive Low 4×4. Trata-se de um sistema automático, que identifica de forma independente a perda de tração no eixo dianteiro (quando uma das rodas gira em falso, por exemplo), e logo ativa a tração no eixo traseiro para ajudar o Jeep Compass a sair de uma determinada situação.

    O sistema de tração 4×4 também pode ativado manualmente. Uma das opções é o sistema de tração 4WD Low, que deve ser usado em superfícies pouco estáveis e escorregadias. Neste sistema, o carro deve percorrer em velocidades de até 40 km/h.

    Outro recurso é o sistema Selec-Terrain de seletor de terrenos. São cinco modos disponíveis. Confira abaixo quais são eles e seus modos de funcionamento:

    Jeep Selec-Terrain

    Auto (automático): opera como modo standard, identificando automaticamente a necessidade de uso da tração 4×4;

    Snow (neve): faz o veículo arrancar em segunda marcha, reduzindo a tração excessiva nas rodas, e utiliza a tração 4×4 integral para minimizar o sobre-esterço e maximizar a tração dividida entre os dois eixos. Tem ainda o controle eletrônico do torque, visando manter as rodas sempre em contato com o solo.

    Sand (areia): opera com a tração 4×4 integral, permitindo um maior deslizamento das rodas. Usa acelerador com calibração diferente e eleva as rotações do motor antes das trocas de marcha para evitar perda de força do motor.

    Mud (lama): também com traço 4×4, com acelerador calibrado para otimizar a performance na lama.

    Rock (pedras): exclusivo do Jeep Trailhawk. Nele, o controle de estabilidade e o de tração são desativados, aumentando o deslizamento das rodas, e o bloqueio eletrônico do diferencial entra em operação com aumento de capacidade. Opera com tração 4×4 integral para a maior distribuição e controle das rodas entre os dois eixos.

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Jeep Compass Trailhawk – consumo

    O Jeep Compass até que consegue entregar bons números de desempenho, fruto do bom conjunto de motor e câmbio – sobretudo este último, de concepção moderna.

    Confira a seguir os números de consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro:

    • Consumo de 10,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com diesel;
    • Notas “B” na comparação absoluta geral e “C” na comparação relativa na categoria do Inmetro.

    Jeep Compass Trailhawk – desempenho

    Veja logo abaixo os números de desempenho do Compass 2020 na versão Trailhawk. Os números são os divulgados oficialmente pela Jeep.

    • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos;
    • Velocidade máxima de 194 km/h.

    Jeep Compass Trailhawk – revisões e manutenção

    O Jeep Compass 2020 é oferecido com revisões programadas com preços fixos, com intervalos a cada 20 mil quilômetros rodados ou a cada ano de uso. Os preços foram retirados do site da própria montadora, que divulga os preços das revisões publicamente. Confira abaixo:

    Jeep Compass Diesel 2020

    • Revisão de 20.000 km ou 1 ano: R$ 906
    • Revisão de 40.000 km ou 2 anos: R$ 1.348
    • Revisão de 60.000 km ou 3 anos: R$ 1.761
    • Revisão de 80.000 km ou 4 anos: R$ 2.381
    • Revisão de 100.000 km ou 5 anos: R$ 1.322
    • Revisão de 120.000 km ou 6 anos: R$ 1.706

    Jeep Compass Trailhawk – concorrentes

    Chevrolet Equinox Premier 2.0 Turbo – R$ 162.990

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Apesar de não contar com vocação off-road, o Chevrolet Equinox é tido como um dos principais concorrentes do Jeep Compass em nosso mercado. Neste caso, o modelo que mais se aproxima do Compass Trailhawk é o Equinox Premier com motor 2.0 Turbo, que ainda assim é R$ 19 mil mais em conta que o modelo da Jeep.

    Dá para dizer que o Equinox Premier é um dos mais equipados da categoria. Ele já sai de fábrica com seis airbags, alerta vibratório de segurança no banco do motorista, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de movimentação em marcha ré, alerta de colisão frontal, farol alto adaptativo, rodas aro 19, ar-condicionado de duas zonas e chave presencial com partida remota.

    O modelo oferece ainda tampa do porta-malas elétrica com sensor de aproximação, sensores de luz e chuva, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e com aquecimento, Easy Park de estacionamento semiautônomo, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, sistema de som Bose com sete alto-falantes, entre outros.

    Ele tem também o motor mais potente. Usa um 2.0 litros turbo de 262 cavalos e 37 kgfm, com câmbio automático de nove marchas e tração AWD.

    Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI – R$ 184.990

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Ainda entre os concorrentes do Compass Trailhawk, o Volkswagen Tiguan Allspace R-Line é um SUV para quem deseja uma certa esportividade, mesmo num utilitário-esportivo. O modelo também não compete diretamente com o Trailhawk, mas oferece preço semelhante, tal como motorização e lista de equipamentos.

    O principal chamariz do Tiguan R-Line é o motor. Ele usa um 2.0 TSI a gasolina, que entrega até 220 cv e 35,7 kgfm, acoplado ao câmbio DSG de sete velocidades e tração 4Motion nas quatro rodas. Atinge os 100 km/h em 6,8 segundos.

    De série, tem seis airbags, ar-condicionado de três zonas, sistema de som com seis alto-falantes, tampa do porta-malas elétrica, banco do motorista com ajustes elétricos, lombar e memória, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem de emergência, painel de instrumentos digital, sensor de chuva, sistema de reconhecimento de pedestres, rodas de 19 polegadas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e memória, entre outros.

    Mitsubishi Outlander HPE-S Diesel – R$ 216.990

    Jeep Compass Trailhawk: detalhes do SUV com vocação off-road

    Este é o SUV que mais se aproxima do Compass é o Mitsubishi Outlander em sua versão com motor a diesel. Ele é mais caro que o Jeep. Usa um motor 2.0 turbodiesel de até 165 cv e 36,7 kgfm, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

    De série, tem alerta de colisão, aviso de saída de faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático, ar-condicionado de duas zonas, sete airbgs, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, entre outros.

    Jeep Compass Trailhawk – ficha técnica

    Motor

    2.0 Multijet II Diesel

    Tipo

    Dianteiro, transversal, diesel

    Número de cilindros

    4 em linha

    Cilindrada em cm3

    1.956

    Válvulas

    16 (4 por cilindro)

    Taxa de compressão

    16,5:1

    Injeção eletrônica de combustível

    Direta

    Potência Máxima

    170 cv a 3.750 rpm

    Torque Máximo

    35,7 kgfm a 1.750 rpm

    Transmissão

    Tipo

    Automático de nove marchas com conversor de torque

    Tração

    Tipo

    Integral

    Freios

    Tipo

    Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

    Direção

    Tipo

    Elétrica

    Suspensão

    Dianteira

    Independente, McPherson, com molas helicoidais

    Traseira

    Independente, McPherson, com molas helicoidais

    Rodas e Pneus

    Rodas

    Liga-leve de 17 polegadas

    Pneus

    225/60 R17

    Dimensões

    Comprimento total (mm)

    4.416

    Largura (mm)

    1.819

    Altura (mm)

    1.660

    Distância entre os eixos (mm)

    2.636

    Capacidades

    Capacidade de carga (kg)

    388

    Tanque (litros)

    60

    Porta-malas (litros)

    390

    Peso vazio em ordem de marcha (kg)

    1.736