Fiat Mobi: tudo sobre o subcompacto da marca italiana no Brasil

    [Fonte: Carros UOL]

    A Fiat lançou em 2016 o subcompacto Mobi, o 12º carro mais vendido do Brasil em 2018, porém ainda atrás de seu rival direto, o Renault Kwid.

    Com pouco espaço interno ou conforto, o ponto forte do modelo é a economia – tanto no preço quanto no consumo.

    O problema fica por conta do desempenho em altas velocidades. Sobretudo em estradas, falta fôlego. Entretanto, se o que você procura é um carro pequeno para andar na cidade, é um automóvel que pode despertar seu interesse.

    Porém, um ponto que não agrada é a falta de segurança. Ele possui apenas uma estrela de cinco possíveis no Latin NCAP.

    Preços

    Preços com motor 1.0 flex: R$ 33.490 (Easy), R$ 38.990 (Easy Comfort), R$ 41.990 (Like), R$ 43.490 (Way), R$ 45.990 (Drive), R$ 48.590 (Drive GSR)

    Valores de revisão/garantia

    10.000 km ou 1 ano: R$ 228,00 (Drive e Drive GSR); R$ 196,00 (Easy, Easy Comfort, Like)
    20.000 km ou 2 anos: R$ 448,00 (Drive e Drive GSR); R$ 428,00 (Easy, Easy Comfort, Like)
    30.000 km ou 3 anos: R$ 400,00 (Drive e Drive GSR); R$ 740,00 (Easy, Easy Comfort, Like)
    40.000 km ou 4 anos: R$ 872,00 (Drive e Drive GSR); R$ 564,00 (Easy, Easy Comfort, Like)
    50.000 km ou 5 anos: R$ 412,00 (Drive e Drive GSR); R$ 472,00 (Easy, Easy Comfort, Like)
    Garantia: 3 anos

    Consumo pelo Inmetro (etanol/gasolina em km/l)

    Mobi 1.0 Drive 5MT: cidade 9,6/13,7; estrada 11,3/16,1
    Mobi 1.0 Drive GSR 5MTA: cidade 9,8/14,0; estrada 11,1/15,9
    Mobi 1.0 Easy 5MT: cidade 9,2/13,5; estrada 10,2/15,2
    Mobi 1.0 Like 5MT: cidade 8,8/12,7; estrada 9,9/14,3
    Mobi 1.0 Way 5MT: cidade 8,7/12,6; estrada 9,7/14,2
    Mobi 1.0 Drive 5MT: cidade 8,8/12,7; estrada 9,9/14,3

    Concorrentes

    No segmento de carros subcompactos e mais baratos, o Fiat Mobi tem como seus principais opositores no mercado brasileiro o Volkswagen Up, o Nissan March e o Renault Kwid. Por fora, com a mesma proposta de ocupar o mínimo de espaço possível na cidade, também temos o Chery QQ.

    Obviamente, o Mobi também disputa a mesma clientela dos carros compactos mais vendidos, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, entretanto esses são veículos com um pouco mais de porte que os modelos citados acima.

    Como o UOL Carros avaliou

    Quando se fala em subcompacto, o que mais se procura é um modelo que não consuma muito combustível. E, se você quer economizar no bolso (é um automóvel que custa menos de R$ 40 mil) e na bomba, o Mobi é uma boa escolha. Principalmente, se você for daqueles motoristas bem pacientes e não “pisar” muito.

    Entretanto, o subcompacto da Fiat, mesmo em suas versões tricilíndricas, acaba poupando menos combustível que o Renault Kwid e que o Volkswagen up! – seus principais rivais de mercado.

    O motor é ágil nas saídas, fazendo com que o Mobi seja um carro bastante útil para utilizar na cidade. Em estradas, principalmente acima dos 100 km/h, ele perde o fôlego.

    Obviamente, um veículo que quer ser o mais compacto possível, cobra algumas penalidades do consumidor. O espaço interno não é dos melhores se você é muito alto. E piora mais quando um adulto quer viajar no banco traseiro. O porta-malas, com 215 litros, também não faz milagre. A ergonomia para guiar também não é das melhores, com banco inteiriço e posição do volante deixando a desejar.

    A segurança é outro ponto ruim, com apenas uma estrela no Latin NCAP.

    Fichas técnicas

    Fiat Mobi Easy
    Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.0 flex
    Potência: 73/75 cv (gasolina/etanol) a 6.250 rpm
    Torque: 9,5/9,9 kgfm (gasolina/etanol) a 3.850 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas
    Velocidade máxima: 153 km/h / 154 km/h (gasolina/etanol)
    0 a 100 km/h: 14,3s/13,4s (gasolina/etanol)
    Dimensões: 3,56 m de comprimento, 2,30 m de entre-eixos, 1,63 m de largura e 1,49 m de altura
    Porta-malas: 235 litros
    Peso: 907 kg

    Fiat Mobi Drive GSR
    Motor: Transversal dianteiro, 3 cilindros em linha, 1.0 flex
    Potência: 72 cv a 6.250 rpm (gasolina)/77 cv a 6.000 rpm (etanol)
    Torque: 10,4/10,9 kgfm (gasolina/etanol) a 3.250 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas
    Velocidade máxima: 161 km/h / 164 km/h (gasolina/etanol)
    0 a 100 km/h: 14,8s/13,9s (gasolina/etanol)
    Dimensões: 3,56 m de comprimento, 2,30 m de entre-eixos, 1,63 m de largura e 1,50 m de altura
    Porta-malas: 215 litros
    Peso: 965 kg

    Fiat Mobi Way
    Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.0 flex
    Potência: 73/75 cv (gasolina/etanol) a 6.250 rpm
    Torque: 9,5/9,9 kgfm (gasolina/etanol) a 3.850 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas
    Velocidade máxima: 151 km/h / 152 km/h (gasolina/etanol)
    0 a 100 km/h: 14,6s/13,8s (gasolina/etanol)
    Dimensões: 3,59 m de comprimento, 2,30 m de entre-eixos, 1,68 m de largura e 1,55 m de altura
    Porta-malas: 215 litros
    Peso: 940 kg

    Fiat Mobi Drive
    Motor: Transversal dianteiro, 3 cilindros em linha, 1.0 flex
    Potência: 72 cv a 6.250 rpm (gasolina)/77 cv a 6.000 rpm (etanol)
    Torque: 10,4/10,9 kgfm (gasolina/etanol) a 3.250 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas
    Velocidade máxima: 161 km/h / 164 km/h (gasolina/etanol)
    0 a 100 km/h: 12,8s/12,0s (gasolina/etanol)
    Dimensões: 3,56 m de comprimento, 2,30 m de entre-eixos, 1,63 m de largura e 1,50 m de altura
    Porta-malas: 215 litros
    Peso: 945 kg

    Fiat Mobi Like
    Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.0 flex
    Potência: 73/75 cv (gasolina/etanol) a 6.250 rpm
    Torque: 9,5/9,9 kgfm (gasolina/etanol) a 3.850 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas
    Velocidade máxima: 153 km/h / 154 km/h (gasolina/etanol)
    0 a 100 km/h: 14,6s/13,8s (gasolina/etanol)
    Dimensões: 3,56 m de comprimento, 2,30 m de entre-eixos, 1,63 m de largura e 1,50 m de altura
    Porta-malas: 215 litros
    Peso: 933 kg