Fiat 500 elétrico roda em testes no Brasil

    [Fonte: Estado de São Paulo]

    Versão elétrica do 500 foi flagrada na capital mineira e evidencia testes de tropicalização; versão básica tem bateria de 70 kW e chega aos 100 km/h em cerca de 9 seundos

    O 500 elétrico está prestes a invadir as concessionárias da Fiat. Pelo menos é o que evidencia o flagra publicado na página @carroscamuflados, onde é possível notar que o compacto está rodando em solo brasileiro. Mais precisamente, em Belo Horizonte (MG) – região próxima a Betim, onde a marca tem fábrica País.

    As evidências levam a crer que a unidade está passando por testes de tropicalização para, enfim, ser lançada no Brasil, ainda neste ano. O modelo, com placas de homologação, está praticamente sem disfarces (salvo logotipos e inscrições sobre modelo/versão) e se trata da versão de entrada Action. Na Itália, esta é a versão de entrada, que custa € 20.330 (pouco mais de R$ 130 mil, na conversão direta).

    500
    Fiat/Divulgação

    As baterias têm 42 kWh e conseguem dar ao novo 500 autonomia máxima de 320 km. O novato suporta recargas rápidas e pode recuperar até 80% da autonomia em 35 minutos plugado numa tomada de alta voltagem.

    Potência e conteúdo do novo 500

    Com 70 kW (95 cv de potência), o motor elétrico, todavia, trabalha em conjunto com a transmissão automática. A tração é dianteira. Em síntese, chega aos 100 km/h em cerca de 9 segundos. Tem, no entanto, velocidade máxima (limitada) de 150 km/h.

    Em medidas, são 3,63 metros de comprimento, 1,52 m de altura, 1,90 de largura e 2,32 m de entre-eixos. A capacidade se mantém como Calcanhar de Aquiles no 500e. Leva apenas 185 litros.

    Mas, seu tamanho compacto compensa no recheio. Tem ar-condicionado, suporte para smartphone (no lugar da central multimídia), chave presencial, carregador wireless e comando elétrico para travas, vidros e retrovisores. No mais, tem luzes diurnas em LEDs e soluções como alerta de mudança de faixa e piloto automático adaptativo com frenagem de emergência.