FCA: câmbio automático híbrido de oito marchas em picapes e SUVs

    [Fonte: Notícias Automotivas]

    A FCA fechou um acordo com a alemã ZF para o fornecimento de uma nova transmissão automática de oito velocidades para seus carros de motor longitudinal. Essa caixa será híbrida, pois, contém um propulsor elétrico integrado ao corpo das engrenagens, eliminando assim a necessidade de instalação de um motor elétrico adicional.

    Além do uso em carros com conjunto motriz comum, apenas com recarga de baterias pelo próprio motor, a nova caixa da ZF permite a utilização em híbridos plug-in, o que aumenta ainda mais sua presença na futura gama eletrificada de modelos da Fiat Chrysler.

    FCA: câmbio automático híbrido de oito marchas em picapes e SUVs

    Entretanto, ainda não se sabe quais modelos da FCA receberão o novo câmbio, cuja produção em Saarbrücken, Alemanha, começa somente em 2022. A ideia da ZF é produzi-lo também nos EUA e China. Assim, ficará mais fácil para a montadora ítalo-americana adiciona-lo aos produtos “made in USA” ou da região.

    Outro ponto importante é que esse câmbio pode equipar qualquer carro atual da Fiat Chrysler e, obviamente, os futuros. Marcas como Jeep e RAM deverão ser beneficiadas diretamente nos EUA, enquanto Alfa Romeo e Maserati também devem usa-la na Europa. A atual arquitetura de chassis de picapes e a plataforma Giorgio surgem como as principais bases para este câmbio.

    FCA: câmbio automático híbrido de oito marchas em picapes e SUVs

    Wolf-Henning Scheider, presidente-executivo da ZF, diz: “Estamos satisfeitos por ter sido indicado como fornecedor global de transmissão pela FCA. Este é o nosso segundo grande pedido para o novo 8HP e confirma nossa estratégia de focar em híbridos plug-in como uma solução diária e desenvolver produtos atrativos nessas áreas”.

    Para a ZF, o fornecimento para a FCA é o segundo maior contrato da nova 8HP, pois, há poucos meses, fechou um mega acordo com a BMW para fazer o mesmo. Como o câmbio atual é bem popular no mercado mundial, equipando desde picapes até sedãs de ultra luxo, logo a empresa alemã terá sua carteira de clientes novamente recheada.