FCA atinge 1,5 milhão de motores no Paraná

    [Fonte: Automotive Business]

    Fábrica de Campo Largo produz E-Torq 1.6 e 1.8 para modelos Fiat e Jeep

    A FCA Fiat Chrysler alcançou a marca de 1,5 milhão de motores E.Torq produzidos na fábrica de Campo Largo (PR). A unidade foi adquirida em 2008 pelo grupo e é responsável pela produção dos motores 1.6 e 1.8 que equipam modelos das marcas Fiat e Jeep fabricados no Brasil. Parte da produção é também exportada para Argentina, Itália e Turquia.

    “A planta de Campo Largo é um ativo fundamental para a estratégia da FCA no Brasil e globalmente”, afirma o presidente da empresa para a América Latina, Antonio Filosa.

    A fábrica tem cerca de 400 colaboradores. Adota tecnologias integradas à indústria 4.0 e processos voltados a segurança e qualidade. As instalações seguem o sistema de produção do World Class Manufacturing (WCM), que busca melhoria contínua de processos ao eliminar desperdícios e elevar a qualidade dos produtos.

    De acordo com a FCA, as ações de gestão ambiental também se destacam na fábrica paranaense, considerada “carbono neutro” ao compensar 100% das emissões de CO2 geradas no processo produtivo. Além de usar energia renovável, a unidade tem uma área de 106 hectares de floresta com araucária, que abriga cinco nascentes preservadas e também animais ameaçados de extinção.

    A mata tem uma trilha ecológica. Recebe crianças de escolas públicas de Campo Largo para imersão na área verde. O ponto de partida é a Casa da Floresta, centro de visitantes construído com técnicas e materiais sustentáveis. O Projeto FCA Araucária, de conservação de área natural e educação ambiental, já recebeu cerca de 2 mil crianças.