5 SUVs que andam como superesportivos e desafiam leis da física

    [Fonte: Carros UOL]

    Os SUVs são a categoria de automóvel que mais cresce no mundo. No Brasil, são responsáveis por mais de 26% das vendas de veículos de passeio.

    A posição elevada de dirigir, a maior distância do solo e o espaço interno amplo, na comparação com sedãs e peruas, são algumas das características mais valorizadas nos utilitários esportivos.

    Ao mesmo tempo, são aspectos que à primeira vista não combinam com alta performance: carroceria alta tende a balançar mais nas curvas e assento do motorista elevado não combina com esportividade.

    Isso sem contar que, por conta do porte maior, costumam ser mais pesados, o que também parece não ajudar a atingir acelerações de tirar o fôlego.

    No entanto, a alta demanda pelos SUVs fez até tradicionais fabricantes de carros esportivos se renderem à moda: a Lamborghini tem o Urus; a Maserati, o Levante; e até a Ferrari já confirmou que vai lançar um modelo dotado de carroceria alta.

    Essas e outras marcas recorreram a suspensões mais rígidas, melhorias aerodinâmicas, distribuição equilibrada do peso e, claro, motores potentes para provarem que utilitário esportivo pode, sim, acelerar forte e ser bom de curva.

    Mais recentemente, começaram a surgir os primeiros SUVs elétricos. Apesar do peso das baterias, que não é pequeno, ele é usado a favor do comportamento dinâmico: as células que acumulam carga são instaladas juntamente ao assoalho, o que baixa consideravelmente o centro de gravidade e ajuda a “grudar” o veículo no asfalto.

    Adicione à receita o torque instantâneo proporcionado pelos motores elétricos e você verá um Tesla Model X com aceleração de superesportivo.

    Confira cinco exemplos de SUVs que deixam muito cupê “comendo poeira” – e ainda podem encarar uma estrada de terra.

    Utilitários esportivos de alta performance


    • Imagem: Divulgação

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      Lamborghini Urus

      – Motor: 4.0 V8 biturbo
      – Potência: 650 cv
      – Torque: 86,7 kgfm
      – Transmissão: automática de 8 marchas, tração integral
      – Aceleração de zero a 100 km/h: 3,6 segundos
      – Velocidade máxima: 305 km/h


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      Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio

      – Motor: 2.8 V6 biturbo
      – Potência: 512 cv
      – Torque: 61,2 kgfm
      – Transmissão: automática de 8 marchas, tração integral
      – Aceleração de zero a 100 km/h: 3,8 segundos
      – Velocidade máxima: 283 km/h


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      Jeep Grand Cherokee Trackhawk

      – Motor: 6.2 V8 supercharged
      – Potência: 717 cv
      – Torque: 89,2 kgfm
      – Transmissão: automática de 8 marchas, tração integral
      – Aceleração de zero a 100 km/h: 3,5 segundos
      – Velocidade máxima: 290 km/h 


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      Tesla Model X P100D

      – Motor: 2 motores elétricos
      – Potência: 690 cv
      – Torque: 98,6 kgfm
      – Transmissão: automática de 1 marcha, tração integral
      – Aceleração de zero a 96 km/h: 2,7 segundos
      – Velocidade máxima: 250 km/h


    • Imagem: Marcos Camargo/UOL

      Marcos Camargo/UOL

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      Porsche Cayenne Turbo

      – Motor: 4.0 V8 biturbo
      – Potência: 550 cv
      – Torque: 78,5 kgfm
      – Transmissão: automática de 8 marchas, tração integral
      – Aceleração de zero a 100 km/h: 4,1 segundos
      – Velocidade máxima: 286 km/h